Densitometria óssea: o exame para quem faz exercícios físicos

Densitometria óssea: o exame para quem faz exercícios físicos

A densitometria óssea é um exame utilizado para analisar a densidade mineral dos ossos. É o único método que avalia o corpo como um todo, incluindo as massas gorda, magra e a muscular. Através do uso de um aparelho, o exame permite avaliar com mais detalhes as principais regiões de fraturas: o osso da coxa (região proximal do fêmur), a coluna (lombar) e o braço (terço distal do rádio).

A realização do exame possibilita a visualização de dados precisos referentes a massa corpórea, servindo como instrumento para controlar dietas e agenda de exercícios físicos. Utiliza um equipamento sofisticado e tecnológico para que o paciente seja exposto ao mínimo de radiação possível, sendo dez vezes menor que a radiografia convencional.

Ele é indicado para pessoas que se exercitam muito, como atletas, praticantes de atividades físicas e a medicina esportiva. Por se exercitarem com frequência, acabam esforçando sua estrutura corporal, o que exige muito do seu corpo. Essas pessoas estão suscetíveis a terem fraturas ou lesões por conta da perda de massa óssea, o que pode com o tempo gerar a osteoporose.

O ideal é fazer um acompanhamento com um médico, com a densitometria óssea é possível analisar as respostas que seu corpo está tendo nos exercícios. Também é indicado fazer uma avaliação da sua composição corporal levando em consideração os valores de referência do paciente, como faixa etária, sexo, patologias e genética, e analisar quais os resultados do seu corpo em relação aos exercícios praticados.

O exame pode identificar, de maneira antecipada, a redução da massa óssea do paciente, mostrando quais medidas precisarão ser realizadas. A densitometria óssea ajuda a fornecer informações completas para que o médico consiga avaliar com clareza o que está acontecendo com o corpo do paciente. Ideal para quem busca mais resultados de seus exercícios e/ou corrigir “problemas” do seu corpo, ele pode ser realizado em qualquer idade.

Por não requerer muito preparo e não ser um exame invasivo, dura entre 10 a 15 minutos. É realizado em clínicas de exames sem a necessidade de pedido médico. No CDM, realizamos esse tipo de exame, é só agendar pelo whatsapp ou em nossas unidades.

×