Glúten: vilão ou companheiro da alimentação?

Glúten: vilão ou companheiro da alimentação?

Hoje em dia, existem diversas dietas que prometem uma perda de peso rápida ao remover qualquer alimento que contenha glúten da alimentação.

Será que uma dieta totalmente sem glúten pode fazer bem para sua saúde? Leia essa matéria para entender melhor.

 

O glúten faz mal ou não para à saúde?

Existem muitas matérias abordando que o glúten pode ser prejudicial para a saúde, mas ele não é o vilão como algumas pessoas falam, é preciso pesquisar a respeito e procurar um profissional que seja autoridade no assunto.

O glúten é encontrado em cereais, como a cevada, trigo e centeio, o seu consumo moderado não é prejudicial para a saúde, porém, como qualquer alimento, se consumido de maneira excessiva pode ter consequências.

Com o consumo de glúten de modo equilibrado, quando ele chega no intestino delgado, ajuda na proliferação e renovação das bactérias conhecidas como “bactérias do bem” que melhoram a digestão alimentar.

 

Quando não comer glúten

Sendo considerado um elemento que pode compor dietas e alimentações diárias de maneira equilibrada, o glúten não pode ser consumido por todos. Isso ocorre, porque existem pessoas que possuem a doença celíaca ou possui algum tipo de intolerância ao glúten.

Essas pessoas com restrições alimentares, devem conversar e fazer acompanhamento médico e nutricional para saber o que ela deve consumir ou deixar de consumir, já que se tratam de pessoas que podem ter reações alérgicas ou de intolerância ao glúten.

 

O glúten pode ser consumido por pessoas que não possuem algum tipo de restrição de maneira equilibrada e moderada. Não se trata de um vilão da alimentação, mas sim de um elemento que se deve tomar cuidado assim como qualquer tipo de alimento, é preciso certificar-se dos alimentos que contém glúten e consumi-los de maneira saudável.

Agora, se você possui a doença celíaca ou é intolerante ao glúten, tenha sempre atenção em ler os rótulos de produtos ou procurar entender a composição dos alimentos que você consome, para evitar qualquer tipo de problema na hora de comer.

Consultar profissionais médicos e nutricionistas costumam ser uma ótima solução para pessoas que possuem muitas dúvidas sobre quais alimentos consumir, se são benéficos ou não. Um profissional sempre irá te entender de maneira técnica e prática, portanto tome cuidado com pessoas que não possuem formação e conhecimento para te avaliar.

 

×